top of page

Amazónia

Passamos a manhã a remar na canoa do Paulo, no mais completo silêncio, captando os sons da floresta e dos seus habitantes, nomeadamente as aves que produzem uma grande parte da sinfonia que a natureza nos oferece. Por vezes parávamos de remar e ficávamos a observar um peixe ou uma paca a beber na margem, enquanto a canoa deslizava suavemente com efeito da inércia.



Todo dia navegamos no imenso espaço de água castanha, vivendo extasiado as emoções que esta fabulosa paisagem onde a dimensão toma a característica dominante nos proporcionava. O prazer de viajar e desfrutar deste sentido de imensidão é enorme.

Nos dias seguintes fizemos praia, demos passeios de canoa pelo rio, fomos subir a serra da Piraoca com o Hermes como guia, para fazermos a travessia da floresta fomos fazer o ritual de pedir à rainha da Floresta que nos concedesse autorização de penetrar nos seus domínios, que nos recebesse e conduzisse e nos trouxesse de volta em segurança, visitamos ainda o nucleo de proteção das especies em extinção, onde eram mantidos os dois peixe-boi enormes que ali estavam a ser tratados e protegidos.



A travessia da Floresta Encantada é feita sem motor e a remar com uma pagaia o tempo todo. Serpenteando por entre os troncos e as folhagens observamos a chegada da luz do alvorecer e os matizes que sempre produzem, vemos alguns macacos duma família que salta de galho em galho no alto das copas, gritando estridentemente. Uma cobra de água cruza por baixo da canoa sem deixar que se lhe defina a cor, a luz é pouca e debaixo de água só se vêm manchas.


Sentir o Mundo e o Universo, ouvir a voz da Terra e da Rainha da Floresta através do sibilar do Vento, a Natureza, a Montanha, a Floresta, a Lua, a Água, as Aves que cantam para nós uma sinfonia rara e prodigiosa, a Trovoada em orquestra nos 4 pontos cardeais no horizonte emitindo grandes clarões de luz de relâmpagos, branca, azul, amarela, avermelhada, conforme o quadrante, penetrou bem no centro da visão e iluminou literalmente a passagem para a outra margem, com uma imperscrutável fonte de energia irradiante luminosa.

bottom of page